segunda-feira, julho 25, 2011

Plugado

Sim, eu tenho medo do amanhã.

Agora o telefone vibrando pode ser um sms, um novo e-mail, uma nova atualização do facebook, uma nova menção do seu nome no twitter, alguém te chamando em algum chat (msn, facebook ou gtalk) e provavelmente, não será uma ligação. Quem é que tem tempo pra ligar só pra conversar? Bobagem. Fala, tecla e tá tudo certo. Hoje conversamos mais com gente que nunca vemos do que com o vizinho. Eu acho isso ótimo.

A difusão da tecnologia mudou o comportamento das pessoas, especialmente quanto a instantaneidade das informações. Lembro de ter pontos de encontro há 10 anos, se marcava com os amigos as 09h na frente da loja Tal e ficávamos lá até todos chegarem, porque se deslocar significava se perder do amigo. Hoje a maior parte da população tem celular, é um tal de “vou estar no shopping hoje a tarde” quando eu estiver indo, ligo. Quando chegar, ligo de novo e encontro. Simples assim.

Isso sem falar das pesquisas escolares, tudo tem no buscador Google. Em segundos você encontra como, quando, onde e porque, cada coisa do mundo acontece ou aconteceu, e quem sabe encontre também o que acontecerá. Ninguém quer mais parar na biblioteca, pelo menos não se estiver disponível na rede. Cartas perfumadas se transformaram em gifs animados escrito "Eu s2 Você". A forma de se comunicar também mudou, as gírias e piadas agora giram em torno de vídeos disponíveis na rede. Se você não viu, não entende.

É claro que toda esta velocidade de informação nos trouxe benefícios, para mim, especialmente, não há nada melhor do que pagar contas via internet, descobrir a música paquistanesa online e encontrar novos amigos ao redor do mundo. Contudo, a violência também evoluiu, hackers não querem só desconfigurar seu computador na sexta-feira 13, agora eles invadem e roubam todo o dinheiro da conta. Toda a sorte de malucos tem um lugar na rede, desde aqueles que postam seus dramas em vídeos até pedófilos que incitam crianças a encontros às escuras.

O mundo sempre nos amedrontou, mas agora ele faz isso online, 24h por dia. E vamos vivendo e sendo felizes do jeito que dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leram e gostaram

Né que tem gente que lê...