segunda-feira, agosto 16, 2010

Conceito de amizade.

a.mi.za.de
sf (lat amicitate) 1 Sentimento de amigo; afeto que liga as pessoas. 2 Reciprocidade de afeto. 3 Benevolência. 4 Amor. Antôn: inimizade, ódio, oposição. A. colorida, gír: relação íntima e amorosa, sem compromisso social. Cf amizade-colorida.


 
O dicionário não consegue definir tudo o que significa ser amigo. Ele tem uma definição simples e clara, mas não entende que ser amigo é muito melhor que ser irmão.

Amigos são família escolhida. São pessoas que, por afinidades ou admiração, te prendem a um mundo de conforto. Sim, conforto. Porto Seguro, brisa suave, canto macio.

Durante um tempo tive dúvidas sobre o que é ter amigos, o que é ser amiga. Via outros em grupos e sempre havia discussão, confusão, algo parecido com luta de egos e chegava a conclusão de que se isso era amizade, é melhor ficar com os parentes. 

O mundo foi mudando, eu fui crescendo e entendendo que ser amigo é se deixar integrar a outro, sem desejo, sem intensões.

Ter um amigo é saber pra onde correr quando o mundo acabar. É saber que ninguém no mundo pode saber o que você está sentindo, mas alguém compartilha contigo os pensamentos. Ter um amigo é poder ser exatamente quem você é, sem máscaras, sem segredos. É poder fechar os olhos e se jogar, porque ninguém vai te segurar, mas vai pular junto, gritar junto, cair junto na gargalhada. É ter uniformidade de pensamentos, quase numa simbiose de verdade e atitude. Ter um amigo é  não se preocupar com segredos,  nem com promessas, se ele disse é, não existe possibilidade de erros. 

Ser amigo é permitir ver e ser visto como um humano falho. É abrir o peito e mostrar as cores da sua alma, sem vergonha, sem medo. É confiar completamente no outro. Ser amigo é ser sinônimo de verdade, de compaixão, de amor. Eu acredito que amigos, aqueles de verdade, não perdoam nem são perdoados, porque são incapazes de magoar.

Um comentário:

  1. Ahhhh, =****

    Ser amigo é tão difícil quanto ser mãe de alguém. Por que qdo o outro erra, você não pode bater nele com uma sandália havaiana (rsrsrsrs por favor não me prendam). E acho que amigos podem magoar sim, por que não são perfeitos. E de tão imperfeitos, belamente nos aceitam como somos. Eu mesma sou toda imperfeita... mas uma vez me vi feliz, por que entendi que amizade é saber que o amor tá ali, mesmo quando tudo indica que não, mesmo quando todos dizem que não. E você sempre esteve aqui por mim, como sempre estarei por você. E é assim que nós somos.

    bjs

    ResponderExcluir

Leram e gostaram

Né que tem gente que lê...