sexta-feira, julho 01, 2011

É tudo novo de novo!

É, mudei o blog de novo e acho que dessa vez vai durar um pouco mais. Procurei encontrar uma forma de mostrar em imagem o que é ter uma “consciência elástica”. E foi bem complicado encontrar uma definição de imagem para ilustrar este tema.

Tinha que ser algo que envolvesse cabeça, por causa do consciência e curvas por causa do elástica. Tinha que ter muita cor, sem ficar extravagante. O nome deveria ter mais força que a imagem. Depois várias semanas, achei que não ia conseguir dar esta nova cara ao Consciência Elástica e pedi a dois amigos que o fizessem. Sim, eu tenho amigos fuleiros, tô esperando até hoje o plano de fundo e olhe que eu ofereci pagamento. Tudo bem meus fuleiros lindos, eu amo vocês assim mesmo.

Pesquisei, pesquisei e encontrei uma moça de cabelos flutuantes, a mim, pareceram emanações dos seus pensamentos, acrescentei cores, mudei a expressão, e voilá! Estava pronta a moça mascote. A letra foi até mais fácil, procurei letras tortinhas, que tivessem curvas, encontrei essa que me lembrou a da “Mansão Foster para Amigos Imaginários” , adooooro este desenho animado depois eu fui procurar e vi que não tinha nada a ver, chama-se Girls are Weird, . Acrescentei gotas do outro lado pra equilibrar o colorido, e escolhi um plano de fundo neutro, com listras pra diminuir a coisa 70’s dos cabelos, também já estava decidido que tudo ia ser monocromático, exceto os cabelos da mascote e as gotinhas. A segunda fonte foi uma sugestão do próprio blogger, Lobster, que eu achei perfeita, porque deu um ar vintage-fofinho-mulherzinha. Eu não queria, mas foi necessário uma terceira fonte para o texto da postagem propriamente dita, algo claro e não cansasse a leitura, as vezes eu escrevo muito mesmo, chama-se Molengo. Abaixo da moça coloquei outra frase que amo: “Um coração instável é a única constante neste mundo” retirada do filme O Castelo Animado, quem puder assista, não só esse, bem como o A Viagem de Chiriro, do mesmo diretor Hayao Miyazaki.

Vou contar como um blog super simples, se tornou este.

Decidi ter um blog depois de me sentir agitada, com muitas ideias na cabeça e muitas emoções no coração, senti necessidade de me expressar da maneira que mais gosto, escrevendo. Eu acho que a primeira postagem fala sobre isso, a necessidade de expressão. Quando adolescente eu fazia isso, colocava todo o sentimento numa espécie de carta para mim mesma, às vezes lia para o dono do assunto da carta, outras só serviram de contenção para uma explosão sem propósito. Nem sempre é fácil, especialmente para os adolescentes, falar sobre o que sentimos, temos vergonha, orgulho e um medo danado de sermos julgados. Enfim, cresci, deixei de lado os escritos sentimentais e me dediquei a escritos profissionais.

O layout era um dos modelos pré-fabricados do blogger, cinza e vermelho, as cores me remetem a intensidade e palidez, opostos que se atraem. Antes de qualquer coisa, o nome era uma grande preocupação. Queria que fosse algo intuitivo e independente, um alter ego que podia falhar, que pudesse articular de emoções fortes ou uma vida simples. Foi quando procurei “consciência” no dicionário e achei fantásticas as formas de usar este termo. Estava decidido, Consciência Elástica. O subtítulo foi inspirado em Quereres, música de Caetano Veloso, uma das que mais gosto, que combinou perfeitamente. “Porque a vida é real e de viés”, ou seja, a vida é o que vivemos e o que sonhamos, almejamos, sentimos, de tudo que não é tátil e por isso transitório e confuso.

O consciência, para os íntimos, não foi feito pra ser certinho, falar sobre um tema específico ou ensinar coisas às pessoas. Ele é só um movimento dos meus sentimentos, das coisas que eu aprendo na vida ou que até hoje não canso de quebrar a cabeça. Por isso a aparência mudou algumas vezes, já foi vermelho, teve uma fase azul, e na última versão, era algo alaranjado com manchas de tinta e flores. Fazia um tempo que eu tava procurando outra forma para o blog, aquela não definia mais, na verdade eu queria que ele se tornasse algo mais independente de meu mau bom humor. E comecei a pensar numa imagem que pudesse expressar o que é uma consciência elástica, “Houston temos um problema”.

Voltei para as definições:
cons.ci.ên.cia: sf (lat conscientia) 1 Capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações. Ter a consciência elástica: não ser muito escrupuloso.

Ok, mas o que são escrúpulos?
es.crú.pu.lo: sm (lat scrupulu) 1 Hesitação sobre a bondade ou ruindade de um ato próprio. 2 Consideração ética ou moral que inibe a ação.

Então ser escrupuloso é ser hesitante e incerto.

Tem gente que lê "consciência elástica" e pensa que é um site de putaria ou de um autor que não vale nada. Gente... Ter uma consciência elástica só permite que nossa percepção se adapte melhor as situações, é ser menos ligado aos seus valores morais e éticos e mais interessado em ser verdadeiro com seus sentimentos, o que vai gerar ações mais decididas e corretas, e provavelmente, serão mais verdadeiras quanto ao respeito do sentimento do outro. 

Sei que não tenho que dar explicações de porque mudei o blog. Mas fiquei muito contente em chegar a um conceito pictográfico para algo tão imaterial... Eu, simplesmente, precisava dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leram e gostaram

Né que tem gente que lê...